Próximos Eventos:
  • 17 Novembro: II Encontro de networking - Empresas de TI; Local: HUBPARQUE Saiba Mais     29 Novembro: Esclarecimento sobre o novo Regulamento Geral de Protecção de Dados; Local: HUBPARQUE Saiba Mais   

  • Siga-nos:

     

    Tendências TICE

    A Inovação é a Chave

    Acreditamos que as organizações que iniciem imediatamente o processo de adoção de novas tecnologias, alavancando a Inovação nos seus processos, tornar-se-ão, necessariamente, mais competitivas e sólidas no mercado onde operam.

    Tendências do Cloud Computing em Portugal

    Apesar de 38% das organizações já integrarem os serviços de Cloud Computing na estratégia de TI, apenas 17% das médias e grandes organizações portuguesas já o incorporam na estratégia de negócio da organização.

    Existem duas fases na adoção dos serviços de Cloud Computing em Portugal

    As organizações que iniciaram o caminho de consolidação e de normalização há cerca de 5-6 anos e hoje já estão perto das fases finais da maturidade dos serviços de Cloud Computing, começam a obter ganhos significativos para o negócio, enquanto as organizações que iniciaram este caminho há cerca de 1 ou 2 anos estão ainda nas fases iniciais deste modelo.

    Adoção dos serviços de Cloud Pública

    Soluções como correio electrónico (35% das organizações), produtividade pessoal (26%), colaboração (24%), comunicações unificadas (19%), gestão/criação de websites (18%), desenvolvimento e teste de aplicações (15%), CRM (14%), contact center (14%) e disaster recovery (13%) serão aquelas que mais relevância irão ganhar nos próximos anos em Portugal em termos de Cloud Pública.

    Orçamento corporativo de TI em Portugal

    Em 2020 as três categorias de serviços de Cloud Computing (Cloud Pública, Cloud Privada e Cloud Privada em Hosting) irão representar mais de 40% do orçamento corporativo nas médias e grandes organizações portuguesas.

    Serão os serviços de Cloud Computing necessários?

    A generalidade dos responsáveis de negócio e de TI estão conscientes que as soluções de Cloud Computing são fatores críticos para a agilidade de negócio e para a eficácia das operações de TI.

    Contudo…

    Estudos evidenciam também que grande parte das organizações ainda não investiram o suficiente na implementação de processos de gestão, de tecnologias e de um conjunto de competências que são necessárias para alcançar a generalidade dos objetivos relacionados com Cloud Computing.

    Para mais informações sobre estes estudos, poderá consultar o portal Portugal Tech Insights 2020 (www.idc.pt/TechInsights2020.html)