Crowdfunding e o poder da comunidade – Hubparque Sessions
Tipos de Crowdfunding
Existem, de facto, três tipos de Crowdfunding, entre estes:
- Recompensa (os investidores podem obter um produto gratuito e têm a oportunidade de se envolver na criação do produto ou serviço em troca do seu investimento)
- Lending (alguém empresta dinheiro, sendo que poderá ser Peer to Peer, Peer to Business ou Business to Business – com boas taxas de juro, que rondam os 6%/7%)
- Equity (vender ações da empresa ou participações na empresa em troca de investimento de capital)
Vantagens do Crowdfunding
Filipe R. Portela, Managing Director na Impact Angels e Business Angel na REDangels, destacou quatro vantagens do Crowdfunding, sendo estas:
- Financial Gain (antes, o proprietário de uma empresa estava sujeito à vontade de investidores ou agentes de empréstimos bancários. Agora é possível lançar um plano de negócios para as massas e obter financiamento)
- Teste de Mercado (possibilidade de testar o conceito de produto/serviço em primeiro lugar com as massas, antes de ir para investimentos mais sérios)
- Envolvimento da Comunidade (na bolsa não conseguimos saber efetivamente quem são os investidores. Através do Crowdfunding conseguimos saber quem são e podemos transformas fãs em investidores)
- Acesso a Investimento Futuro (uma campanha de Crowdfunding bem sucedida ganha a atenção de Venture Capital, Business Angels e Empresas de Investimento
Critérios
Existem ainda critérios de sucesso subjacentes às campanhas de Crowdfunding, entre estes:
- Ter a certeza de que o Crowdfunding é a melhor solução para o projeto
- Decidir o que dar em troca de investimento e que parte deste está disposto a dar
- Começar a reunir possíveis investidores mesmo antes do lançamento da campanha. Deverá garantir cerca de 40%/50% do investimento inicial
- Criar uma mensagem forte e consistente
- Fazer um pequeno pitch de vídeo com menos de três minutos. Deverá ficar claro de que forma será usado o dinheiro
- Espalhar a palavra
- Estar disponível para responder rapidamente e diretamente aos comentários da comunidade
- Agradecer aos investidores e atualizá-los regularmente durante e após a campanha
O orador referiu que é necessário cerca de 1 a 3 meses de preparação para as campanhas de Crowdfunding e que levará cerca de 4 semanas para aprovação. As campanhas serão públicas por 30 a 60 dias.
Se tem pelo menos uma pequena rede de amigos e familiares dispostos a ajudar a dar o pontapé inicial, já é um bom começo.
Ontem, dia 12 de março, a AETICE promoveu a 5ª edição das Hubparque Sessions, dedicada ao tema “Financiamento Alternativo: Crowdfunding e o poder da comunidade”, no Hubparque (Europarque).
A AETICE promove palestras empreendedoras através do Hubparque, permitindo a partilha de ideias e experiências.