Realidade Aumentada: A tecnologia que funciona com o equipamento mais popular – o smartphone

Realidade Aumentada: A tecnologia que funciona com o equipamento mais popular – o smartphone

João Monsanto sensibilizou os participantes da importância da Realidade Aumentada para as pessoas de mobilidade reduzida, pois permite levar essas mesmas pessoas a sítios onde elas jamais poderiam aceder.

A Realidade Aumentada é o processo de usar a tecnologia para sobrepor imagens, texto ou sons sobre o que uma pessoa já pode ver. Para isso basta que use um smartphone ou tablet para alterar a imagem existente, por meio de aplicações.

 

No passado dia 27 de fevereiro, na Tech Session sobre Realidade Aumentada, os participantes tiveram oportunidade de aprender que as plataformas de Realidade Aumentada permitem localização GPS, enviando notificações quando existe algo para ver, caso a app esteja ativa. A Apple prevê lançar óculos para Realidade Aumentada ainda este ano (2020).

 

“Tudo o que sonharem pode acontecer. Imaginem aqui o Super-Homem. Peguem nos vossos telemóveis e ele poderá aparecer”

 

A app Loulé RA permite explorar as Viagens de António Aleixo em Realidade Aumentada, em 2 idiomas. António Aleixo é um dos maiores poetas portugueses. Foi Loulé que considerou a sua casa e esta terra orgulha-se dele. Viveu ou sobreviveu ali em tempos muito duros para todos os trabalhadores portugueses e particularmente os que habitavam as zonas rurais.

 

Este projeto de Realidade Aumentada leva as pessoas a Loulé no principio do século XX e apresenta os seus ambientes com António Aleixo, os seus amigos e as suas quadras. Uma verdadeira viagem pelo universo dos improváveis e a prova de que o talento não depende da educação, classe social, idade ou região.

 

A app Vizela RA é também uma aplicação em Realidade Aumentada com rotas turísticas sobre a História, Património, Arte e Cultura de Vizela.

 

No dia 27 de fevereiro, a AETICE promoveu a 2ª edição das Tech Sessions, dedicada ao tema “Realidade Aumentada”, no ISVOUGA.

 

A Tech Academy pretende promover ações no âmbito do desenvolvimento de competências, nomeadamente, formações, eventos, workshops, talks, cursos, entre outras. É um projeto com a assinatura da AETICE, que tem vindo a fortalecer a sua missão de fomentar a conversão de ativos para a área tecnológica.