8 ferramentas gratuitas para fomentar o negócio remotamente

8 ferramentas gratuitas para fomentar o negócio remotamente

Depois das várias limitações e restrições impostas quanto à locomoção e proximidade social em consequência da pandemia, hoje em dia, as pessoas ainda evitam a proximidade social para preservar a sua saúde e da sua família.

Neste contexto, surge a necessidade de as empresas usarem formas remotas para fomentar o negócio, não só ao nível da gestão, mas também na relação com fornecedores, clientes e colaboradores.

 

A AETICE pretende ajudar as empresas através de uma lista das principais ferramentas capazes de apoiar as empresas e as suas equipas, nesta nova fase comummente designada por “novo normal”.

 

1.Zoom: ferramenta gratuita de videoconferência, ideal para reuniões online, conversas e colaboração para equipas de trabalho cujos colaboradores se encontram geograficamente dispersos. Também ideal para escolas cujos professores querem interagir com os seus alunos remotamente. Caso pretenda gravar um podcast entrevistando alguém à distância, o Zoom é a melhor ferramenta para isso pois captura o áudio de forma a parecer que a pessoa está a gravar ao seu lado. 

 

2.Skype: é também uma ferramenta de comunicação via voz, vídeo e texto. Agora o Skype colocou à disposição a funcionalidade de tradução simultânea. Pode conversar com pessoas de outros países sem saber falar a língua da pessoa, pois o Skype traduz por áudio quase em tempo real e gratuitamente. 

 

3.Slack: ideal para para organizar o trabalho de equipa. Todo o conteúdo postado ao longo das reuniões, conversas via chat ou publicações de arquivos de trabalho são pesquisáveis no Slack. Os utilizadores podem adicionar botões emoji às mensagens e, nas quais, outros utilizadores podem clicar para expressar suas reações. O Slack é uma das principais ferramentas utilizadas atualmente para integrar a comunicação entre os colaboradores de uma equipa ou projeto! O plano gratuito do Slack permite que apenas as 10.000 mensagens mais recentes sejam visualizadas e pesquisadas.

 

4.Box: plataforma segura e gratuita para partilhar arquivos durante 3 meses. A oferta é para o plano empresarial e inclui armazenamento ilimitado. Acesso também via app para telemóveis.

 

5.SurveyMonkey: aceda a modelos de questionário gratuitos elaborados pelos profissionais da SurveyMonkey, que são especialistas em pesquisas e recolha de dados. Se quiser, por exemplo, o feedback da sua equipa, parceiros ou clientes ou até de grupos mais amplos, o plano Basic da SurveyMonkey, que é sempre gratuito, pode ajudar sua empresa a desenvolver essa tarefa de forma mais profissional. 

 

6.IFTTT: possibilita criar, de forma grátis, atalhos inteligentes para deixar o seu trabalho mais produtivo. Por exemplo: adicionar um atalho para receber uma ligação 5 minutos antes de iniciar uma reunião que está agendada no telemóvel. São centenas de atalhos pré-prontos que começam a funcionar com apenas 1 clique. Basta usar a sua criatividade para tornar o seu trabalho muito mais produtivo.

 

7.Bit.ly: encurtador de links. Troque um endereço de internet grande por uma palavra que consegue decorar e falar para outras pessoas. As suas tarefas ficarão muito mais ágeis.

 

8.Microsoft Teams:convide as pessoas com quem trabalha para conversar, participar em reuniões, efetuar chamadas e colaborar, tudo num só local, esteja onde estiver. Transforme um chat de grupo numa videoconferência de forma instantânea com um simples botão. Equipas de 10 ou 10 000 pessoas podem reunir-se num só local, independentemente de onde estiverem.

 

Se pretender, também pode ajudar-nos a aumentar e/ou melhorar esta lista com dicas importantes. Envie a sua contribuição para comunicacao@aetice.pt