Conheça as tendências para as TI pós-pandemia

Conheça as tendências para as TI pós-pandemia

As empresas que resistiram à crise causada pela pandemia tiveram que passar por grandes mudanças e devem permanecer atentas às tendências para acompanhar as mudanças do setor.

 

A maioria das empresas viram-se obrigadas a adotar o home office para evitar o contágio. Deste modo, as equipas foram adaptando a sua rotina de trabalho sem depender da estrutura física da empresa. Para que a atividade da empresa não fosse prejudicada, tornou-se fulcral o apoio de profissionais de TI não só na organização de tarefas, como também na orientação aos colaboradores, relativamente a boas práticas. Isto porque o trabalho à distância requer significativas melhorias de comunicação e implementação de sistemas que permitam melhorar a produtividade.

 

O que esperar para o futuro das TI após o coronavírus? Veja a lista abaixo que preparamos para si, com 5 tendências:

 

Aumento do poder da computação em nuvem

O teletrabalho torna-se possível durante a pandemia graças à Cloud Computing, que permite aos colaboradores acederem aos dados e sistemas da empresa para executarem tarefas.

Os serviços na nuvem estão a ser cada vez mais utilizados e após o coronavírus essa tendência irá continuar. Muitas empresas passarão a ter grande parte das suas estruturas na nuvem para favorecer ainda mais o home office.

 

Aumento da necessidade de ferramentas com capacidade analítica

Cada vez mais, as empresas irão necessitar de consultar informações estratégicas em formatos objetivos e, acima de tudo, de ferramentas que facilitem a consulta de informações de todos os departamentos. Estas ferramentas serão necessárias para acompanhar os novos modelos de consumo.

 

Ampliação da infraestrutura digital

O mercado requer formas de interação rápida e eficiente e, por isso, espera-se a potencialização do 5G e da fibra ótica para todas as empresas, independentemente do tamanho.

 

Adoção de tecnologias ágeis

Estas tecnologias proporcionam a implementação de processos em tempo real e à distância. Garantem também a possibilidade de testar e disponibilizar soluções de acordo com a procura.

 

Adoção de Assinatura Digital

Tendo em conta a redução dos documentos e processos físicos, a assinatura digital ampliará o uso da gestão eletrónica de documentos com Inteligência Artificial.

 

Em conclusão, o mundo dos negócios é dinâmico e será, cada vez mais, estruturado em dados. Por isso, as tecnologias empresariais devem disponibilizar informações claras que podem ser acedidas rapidamente e em tempo real.