O novo consumidor digital
Com o crescimento da tecnologia, as vendas no mundo digital começaram a ganhar muita importância. Para além disso, com a ascensão das redes sociais, nós já não procuramos a informação, ela é que vem ter connosco. Isto originou novos processos de decisão e um novo tipo de consumidor: o consumidor digital. A informação está em toda a parte e as empresas devem adaptar-se a esta nova realidade para poderem crescer. Mudou a forma como se vende, mas também a forma como se compra.
De acordo com a Marketeer “o novo consumidor português pesquisa antes de comprar e compra mais online. O perfil tipo corresponde a um homem entre os 40 e os 45 anos, residente nas grandes cidades (Lisboa, Porto, Setúbal, Aveiro ou Braga), com poder de compra e conhecimento sobre ferramentas digitais. O retrato é traçado pelo Portal da Queixa, segundo o qual a proliferação do acesso à internet transformou o comportamento do consumidor tendo em vista a simplificação das compras e maior rapidez na comunicação.”
O crescimento da Internet, os avanços tecnológicos e os smartphones contribuíram para o surgimento do novo consumidor digital. Os consumidores querem ser tão bem atendidos no mundo online, como seriam nas lojas físicas. Procuram qualidade, bons preços, segurança e marcas que se preocupam com eles.
Atualmente, os consumidores são os principais influenciadores de decisão através da sua opinião junto da comunidade online. Condicionam escolhas e elevam ou arruínam a reputação das marcas.
Deixamos aqui algumas caraterísticas gerais do consumidor digital:
Mais informado
O consumidor digital pesquisa antes de comprar. Por isso, as empresas devem dar as informações sobre os produtos e/ou serviços de forma clara e transparente.
Mais conectado
Está conectado a qualquer hora e em qualquer lugar, principalmente por causa do crescente uso dos dispositivos móveis.
Menos impulsivo
É mais sensível ao preço e as suas práticas de consumo são mais ponderadas e conscientes.
Mais exigente
Quer que a empresa converse com ele e esclareça as suas dúvidas o mais rápido possível, quase em tempo real.
Mais participativo
Tende a partilhar as suas opiniões e experiências: se gostou ou não do produto, se teve algum problema com o atendimento, etc.