As tendências da economia global
Para saber o que poderá influenciar o seu negócio, aconselhamos a que esteja a par das tendências.
Falar do impacto da pandemia na vida de cada pessoa, no dia-a-dia e na economia não é repetitivo, pelo contrário, é a realidade.
Sendo a Economia a ciência que estuda a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços, as tendências estarão dependentes da forma como cada setor se vai adaptando às mudanças que surgem ao longo dos tempos. Todas estas mudanças estão diretamente interligadas e influenciadas por um fator: o comportamento dos consumidores.
Num contexto de crise pandémica, algumas empresas ainda podem ganhar mais relevância, tudo fruto da adaptação humana às condições diárias. Algumas destas empresas são:
- Empresas Eco-Friendly
Depois do regresso dos Estados Unidos ao Acordo de Paris na reunião da ONU realizada no dia 19 de Fevereiro, a temática da mudança climática estará ainda mais em destaque nos próximos anos. A sua recente entrada constitui uma pressão para a realização dos objetivos definidos a longo prazo, a favor de emissões líquidas Zero até 2050.
“Guterres apontou ainda o fim de investimento em projetos de combustíveis fósseis pelo seu impacto negativo na saúde das pessoas, na destruição da biodiversidade e contribuição para a crise climática. Outra meta é a promoção de impostos sobre emissões de carbono.” artigo da ONU News.
Esta tendência irá mudar o rumo dos investimentos nas indústrias de todo o mundo.
Além das grandes organizações, os consumidores também começam a levar em consideração as questões sociais, e uma delas é o aquecimento global. Estas preocupações desencadearam mudanças de consumo, a assumir um estilo de vida mais consciente e saudável.
- E-commerce nas Redes Sociais
A internet fez surgir um novo consumidor digital, colocando em evidência a presença quase obrigatória do telemóvel na vida pessoal e profissional, sem previsões de abrandar.
Segundo o artigo da Web Hosting, “o envolvimento entre utilizadores e marcas no Instagram é 10 vezes maior do que no Facebook, 54 vezes maior do que no Pinterest e 84 vezes maior do que no Twitter.”
A utilização das redes sociais para a divulgação de serviços/produtos é uma das estratégias a ser considerada pelas pequenas e grandes empresas, que devem adaptar-se mais ao que o consumidor deseja.
- Sistema SaaS
A evolução tecnológica também se encontra em destaque nos temas da atualidade, mais precisamente no desenvolvimento de softwares, implementados nas empresas de forma a fornecer novos recursos à medida que vão evoluindo.
Como consequência do confinamento devido à COVID-19, muitas empresas apoiaram-se nas tecnologias como forma de enfrentar as desregularidades causadas na sua rotina. Uma delas é o SaaS (Software as a Service) que, com o modelo cloud computing, permite a criação de softwares como serviços (e não como produtos) adequados a cada empresa de forma a facilitar as comunicações entre todos.
A manutenção é da responsabilidade da empresa que fornece o serviço. O software fica armazenado na web, qualquer pessoa com uma conta pode aceder ao sistema em qualquer parte e em qualquer dispositivo.
- Inteligência Artificial
A inteligência artificial teve um papel relevante no combate à COVID-19, pois ajudou a entender melhor o comportamento do vírus e permitiu adaptar e prevenir a sua propagação a longo prazo.
Mas além do contributo dado na ciência, a inteligência artificial pode ser encontrada à distância de um clique. É o caso das assistentes virtuais, uma forma de aumentar a produtividade proporcionando uma melhor experiência para o consumidor. Temos como exemplo a Siri, A Alexa e a assistente de voz da Google.
Um dos casos mais futuristas pertence ao Elon Musk, CEO da Neuralink. Esta empresa trabalha em cooperação com a agência responsável pela regulamentação de produtos farmacêuticos e dispositivos médicos, a FDA (Food and Drugs Administration) no desenvolvimento de implantes cerebrais, com a perspetiva de serem utilizados nos humanos com problemas neurológicos.
Para concluir, as tendências são previsões do que sabemos hoje para entendermos melhor o futuro. Os dados obtidos em sondagens e pelas estatísticas são fatores que esclarecem o rumo que a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços pode levar.