Efeito Pandemia: Internacionalização de Empresas Portuguesas
Com o objetivo de abrir outros caminhos para a inovação e modernização, a internacionalização é um passo que muitas empresas dão para se relacionarem com outros mercados económicos, por vezes mais promissores.
Não esquecendo a realidade pandémica vivida nos últimos tempos, o mercado de exportação enfrentou muitas incertezas devido às várias fases de confinamento e de fecho de fronteiras, o que afetou a economia nacional e estrangeira.
De acordo com o relatório realizado pela AICEP a crise pandémica impactou a economia portuguesa, afetando desde a economia doméstica e social aos negócios internacionais, nomeadamente o comércio externo e em particular as exportações de bens e serviços.
Todo o processo de expansão ou internacionalização de uma empresa tem por base uma ponderação estratégica, de forma a gerar benefícios para o negócio, tais como:
- Negócios em novos mercados – aquisição de novos públicos noutros países, ou mesmo exploração de outras possibilidades de venda;
- Aumento de competitividade – o aumento das oportunidades de aquisição em regiões geográficas externas resulta no aumento das vantagens em relação à concorrência;
- Reconhecimento da marca – a perceção de valor é maior quando a marca não tem limitações geográficas.
Segundo o INE , as empresas perspetivam um acréscimo nominal de 4,9% nas exportações de bens em 2021 face ao ano anterior, mas não chega aos valores registados antes da pandemia.
Mesmo com perspetivas mais animadoras em mente, o processo de internacionalização deve passar por diversas fases de integração de forma acautelada e deve ter em conta o posicionamento dos decisores europeus na liderança da recuperação económica.
Os parceiros económicos devem também avaliar em que condições se encontram os países e ponderar novas estratégias no seu planeamento.
No caso de uma nova perspetiva de internacionalização, o passo inicial passa por compreender o mercado de atuação para maximizar os resultados em termos financeiros. É ainda crucial analisar a procura em termos quantitativos e garantir o cumprimento das legislações e requisitos referentes ao processo de internacionalização.