Educar os colaboradores para o Cloud Computing

Educar os colaboradores para o Cloud Computing

Cada vez mais, os processos e serviços são migrados para a nuvem a grande velocidade, o que implica mudar a rotina dos colaboradores. Neste contexto, por vezes, as empresas sentem alguma resistência à mudança por parte de alguns colaboradores.

 

Neste artigo, iremos dar algumas dicas para evitar as resistências e minimizar os riscos para o seu negócio. Desejamos uma boa leitura.

 

Comunicar as mudanças

Para muitos colaboradores, o conceito de computação em nuvem ainda é novo e pode ser mal interpretado se não for bem explicado. Deve explicar aos colaboradores quais são as vantagens que esta mudança irá trazer para a empresa.

 

Falar sobre possíveis riscos em relação à segurança da informação

As soluções de cloud computing são seguras, mas quando a sua adoção se expande a dispositivos móveis, é necessária uma especial atenção, pois estes dispositivos, muitas vezes, são utilizados fora do ambiente corporativo. Os colaboradores devem saber como usar corretamente os seus tablets e smartphones, para evitar que sejam infetados por malwares.

 

Estabelecer uma política de segurança

Os acessos passam a ser realizados de diferentes locais e dispositivos, por isso é preciso estar claro para todos os colaboradores quais as regras que devem ser seguidas para que não comprometam a segurança da informação.

 

Definir um canal específico para recorrer à equipa de TI

Defina um canal de comunicação com a equipa de TI, de fácil acesso. Dessa forma, todos os colaboradores podem pedir ajuda técnica para esclarecer as suas dúvidas e comunicar qualquer incidente. É fundamental que a equipa de TI esteja devidamente preparada para lidar com as novas ameaças e esclarecer todas as dúvidas. Também pode disponibilizar documentação de apoio, para que os colaboradores possam fazer configurações simples, sem a necessidade de intervenção da equipa técnica.

 

Formar os colaboradores e libertar a equipa de suporte

Quando os colaboradores recebem formação sobre este tema, tendem a utilizar a tecnologia de forma mais adequada, aumentando a sua própria produtividade e sendo menos dependentes da equipa de suporte. Cometem menos falhas, não expõem a empresa ao riscos e, dificilmente, provocam algum incidente que possa comprometer o funcionamento dos serviços. Portanto, reserve uma pequena parte do orçamento para formação dos colaboradores.

 

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