3 perguntas para inovar na sua empresa
Quando uma empresa se esforça para desenvolver novos produtos, serviços, modelos de negócio ou processos, geralmente alcança resultados positivos, e a isso se chama inovação empresarial, uma vantagem competitiva, pois não há dúvidas de que a inovação gera diferenciação.
Existe uma grande correlação entre a evolução positiva de lucros, quota de mercado, produtividade, entre outros, e um investimento em inovação, por isso vale a pena refletir sobre este tema.
O primeiro passo para inovar na sua empresa, é responder às seguintes perguntas:
1. Qual o problema do meu segmento de clientes que ainda não foi resolvido?
Se existe um problema real na grande maioria do seu segmento de clientes, e que ainda hoje nenhum player conseguiu resolver, é porque muito provavelmente é um problema complexo. Imagine que encontra uma solução para esse problema, certamente seria muito bem reconhecido. Para além disso, se existe uma grande necessidade de resolução desse problema, maior é a probabilidade de os clientes estarem dispostos a pagar mais do que o habitual por uma solução. Portanto, quando quiser inovar, comece por avaliar os problemas dos seus clientes atuais.
2. Como imagino o meu setor de atividade daqui a 20 anos?
Esse exercício exige pesquisa e um grande conhecimento do mercado. Por vezes, investir em algo inovador que só dará frutos daqui a muito tempo, pode não ser uma decisão fácil, mas certamente irá trazer uma vantagem competitiva no tempo certo, pois o facto de o investimento ser alto é uma barreira para que outros concorrentes ofereçam a solução. Quando a concorrência for tentar igualar a sua empresa, estará muito anos atrasada. O sucesso é de quem se previne.
3. Existe algo em que acredita com convicção em que os outros não acreditam?
Se sim, certamente é uma ação inovadora.
Estas perguntas são apenas algumas linhas orientadoras, mas não existe uma fórmula mágica para a inovação empresarial e empreendedorismo que traga resultados com pouco esforço.
Acima de tudo, pense em problemas cujas soluções seriam valiosas para alguém.
Continue a acompanhar os nossos artigos aqui. A AETICE está sempre a partilhar as melhores práticas sobre inovação e empreendedorismo.
Se gostou deste artigo, partilhe-o!