6 etapas para fazer uma análise de mercado internacional
Existem varias etapas para fazer uma análise de mercado internacional que contribuem para o seu processo de expansão empresarial.
Espanha, França e Alemanha são os países com maior contribuição para o crescimento das exportações de bens portugueses.
O que vai encontrar neste artigo:
- Razões pelas quais a sua PME pode beneficiar da entrada em mercados internacionais
- A importância de uma análise de mercado
- 6 etapas para fazer a sua análise de mercado internacional
Razões pelas quais a sua PME pode beneficiar da entrada em mercados internacionais
A decisão de entrar em novos mercados para uma empresa pode representar a solução para vários problemas, nomeadamente:
- O tamanho reduzido do mercado interno, a sua saturação ou declínio de vendas
- A superprodução por parte da empresa, que necessita de escoar os seus produtos
- Elevada competitividade do mercado interno
- Um mercado interno muito fragmentado, onde existem vários players com reduzida quota de mercado
Contudo, internacionalizar apresenta obstáculos, sendo necessário estudar o mercado de destino e consequentemente, avaliar a potencialidade que representa para a sua empresa.
Porque é importante fazer uma análise de mercado?
A realização de uma análise de mercado permite-lhe viabilizar a sua internacionalização para esse país, e construir um plano estratégico baseado em factos e não em opiniões.
Uma análise de mercado internacional vai ajudá-lo a compreender o contexto político, económico, legal e social do país. Também lhe vai dar uma visão abrangente do setor, assim como identificar o mercado potencial e o comportamento dos consumidores, e também as várias oportunidades de negócio.
Com isto, decisões sobre o investimento podem ser tomadas, os riscos são mais facilmente avaliados, podem ser construídos vários cenários e planos de contingência, pode decidir que tipo de internacionalização adotar (exportação, aquisição, joint venture, licenciamento ou subsidiária) e criar estratégias de produto, preço, distribuição e comunicação para o país.
6 etapas para a execução da sua análise de mercado internacional
1. Defina o seu problema e objetivo
Para fazer uma análise de mercado internacional deve começar por escolher o país onde a sua análise se vai debruçar, primeiramente deve definir o problema geral (a viabilidade da internacionalização da sua empresa para o país em análise) e de seguida, estipular vários objetivos mais específicos que pretende que a sua análise dê resposta.
2. Conhecer o macro e micro ambiente externo
Quando a empresa não tem qualquer atividade no país para onde quer internacionalizar, e quer começar o processo, por exemplo, através de exportação direta, é necessário que se familiarize com os aspetos do macro e micro ambiente do país, que consequentemente possibilitam que descubra condições obrigatórias à realização de negócios no país, legislação em vigor e certificações.
O objetivo é analisar aspetos do país que sejam relevantes para o seu negócio.
Para a análise do macro-ambiente pode recorrer a uma análise PESTAL, e analisar aspetos políticos, económicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais.
Para a análise do micro-ambiente, uma análise das 5 Forças de Porter, possibilita a análise do setor em termos de: rivalidade entre concorrentes, ameaça de produtos substitutos e da entrada de novos concorrentes, o poder de negociação dos clientes e o poder de negociação dos fornecedores.
Através das 5 Forças de Porter, pode avaliar o interesse do setor no país e as barreiras à entrada do seu negócio.
3. Diagnóstico de mercado
Esta etapa é fundamental, pois vai procurar responder às seguintes questões:
- Qual é o volume, valor e crescimento do meu setor de atividade no país?
- Existem oportunidades de negócio para a minha empresa?
- Quais são os meus concorrentes, as suas políticas de produto, preço e comunicação?
- Qual o marketshare dos meus concorrentes?
- Qual é a previsão do marketshare que posso alcançar?
4. Identificar o seu público-alvo e segmentá-lo
Ao identificar o seu target vai conseguir criar estratégias de comunicação e desenvolvimento de produtos ou serviços adaptados a um conjunto de pessoas que partilham características semelhantes e prováveis de se identificar com o que oferece. Para segmentar o público-alvo pode ter em conta as seguintes características:
- Localização geográfica
- Faixa etária
- Rendimentos
- Nível de escolaridade
- Profissão
- Hábitos de consumo
- Gostos e comportamentos
5. Identifique as tendências presentes no mercado
Quando falamos em expansão empresarial para outros países, é necessário ter em conta que, nem tudo pode ser padronizado, e que a necessidade de adaptar processos, produtos ou formas de comunicação vai depender do tipo de setor de atividade e do país.
6. Analise os dados recolhidos na sua análise de mercado
A última etapa para fazer uma análise de mercado internacional é transformar os dados em tabelas, gráficos e destaques para o ajudar a tomar decisões.
Depois de recolher toda a informação das etapas anteriores sobre o mercado para onde quer expandir, deve utilizar o público-alvo que definiu e os segmentos para avançar para estudos de mercado.
Deve reunir uma amostra representativa do seu universo e construir questionários, realizar entrevistas e focus group.
Assim vai conseguir informações sobre vários aspetos do seu negócio, nomeadamente:
- como o seu target irá reagir aos seus produtos, embalagens, serviço pós venda e canais de distribuição
- perceber o que o seu target espera de si
Irá recolher dados que permitirão adaptar as suas estratégias ao que é esperado pelo mercado do país para onde quer internacionalizar a sua empresa.
Conclusão
A vontade de internacionalizar está presente em muitas PME portuguesas que têm o desejo de crescer, sendo que podem aliar a tecnologia, o e-commerce e os vários canais digitais para impulsionar e ajudar nesse processo, para além de tirar partido das tendências da economia global.
Importante não esquecer de realizar uma análise de mercado para tomar decisões informadas e melhor adaptar as suas estratégias ao novo mercado internacional que quer explorar.