Sistemas de Informação de Gestão (MIS) – 7 funcionalidades

sistemas-de-gestao-gestores-reunidos

Sistemas de Informação de Gestão (MIS) – 7 funcionalidades

 

Os Sistemas de Informação de apoio à Gestão têm funcionalidades que tornam as tomadas de decisões na sua empresa mais conscientes.

 

O que é um Sistema de Informação de Gestão?

 

Um Sistema de Informação de Gestão, ou, em inglês, um Management Information System, é constituído por pessoas, dados, hardware, software, bases de dados e processos de negócio, que trabalham em conjunto para criar outputs valiosos para os gestores, angariando dados, processando os mesmos e criando relatórios de uma forma rápida, que ajudam os gestores a tomarem decisões de forma eficiente.

 

Estes sistemas capturam informação de fontes internas e externas, são sistemas integrados fundamentais no planeamento de recursos para as empresas.  São uma consequência do aumento das capacidades de processamento dos computadores que permitem uma enorme seleção e processamento de dados, organizando-os.

 

Os dados brutos, difíceis de ler, são transformados em informação relevante para vários departamentos, como financeiro, comercial, marketing, compras, produção, recursos humanos, etc. Os MIS são utilizados nos vários níveis de gestão (pelos top managers, middle managers e operating managers), e agilizam os processos e as tomadas da decisão nas empresas, tornando os fluxos de dados mais fáceis de armazenar, organizar e interpretar.

 

Para além disso, proporcionam uma visão da organização como um todo.

 

As 7 funcionalidades do Sistemas de Informação de apoio à Gestão

 

1. Capturar dados

 

Os Sistemas de Informação de apoio à Gestão são capazes de capturar dados de vários locais distintos, como lojas físicas, lojas online, touchpoints de clientes, redes sociais, estudos de mercado, carrinhos de compra e processos de check-out, relatórios financeiros, etc.

 

Estes sistemas são capazes de capturar informação de fontes internas e externas.

 

2. Armazenamento de dados

 

Os dados capturados são armazenados posteriormente, sendo que podem ser armazenados em diversos locais, desde dvd´s a servidores virtuais e cloud.

 

3. Processamento de dados

 

Sendo os dados armazenados em formato bruto, uma das funcionalidades mais valiosas de um Sistema de Informação de apoio à Gestão é a capacidade de processamento dos dados brutos em informação relevante para planeamento, controlo, cálculo, análises, etc.

 

4. Distribuição

 

Com os dados transformados em informação, é necessário que ela chegue aos departamentos/pessoas certas, no momento certo e no formato certo.

 

Esta informação pode ser entregue em vários formatos como:

 

  • ficheiros
  • relatórios
  • áudios
  • vídeos

 

Para facilitar a comparação e análise, esta informação é normalmente apresentada em tabelas, gráficos e quadros.

 

5. Previsões

 

Com o recurso a estatísticas e histórico já armazenado, é possível que o Sistema de apoio à Gestão faça previsões sobre o negócio.

 

6. Planeamento

 

Os vários relatórios do Sistema de Informação de apoio à Gestão fazem com que os vários departamentos da sua empresa consigam planear com antecedência e com base em informação relevante as suas ações.

 

Assim, os planos são criados de uma forma mais eficiente e estratégica, com base em dados processados.

 

7. Controlo

 

Também é possível acompanhar, avaliar e calcular desvios entre os planos organizacionais e as ações das equipas, com vista a melhorar/otimizar os processos.

 

Conclusão

 

Os Sistemas de Informação de Gestão são hoje fundamentais para a tomada de decisão informada das empresas, ajudando, de forma mais rápida e eficiente a interpretar e distribuir informação, sendo que com o avanço da inteligência artificial estão cada vez mais rápidos e capazes de prever o que os seus clientes e o mercado necessita.