As 6 principais tendências de marketing digital para 2025

As 6 principais tendências de marketing digital para 2025

O setor de marketing no ano de 2025 será moldado por sistemas de IA capazes de executar tarefas que antes exigiam análise humana, como interpretação de grandes volumes de dados e personalização em massa e em tempo real. Para além da IA, 2025 também irá trazer outras novidades ao marketing nomeadamente o aumento da pesquisa por voz, o comércio sem sair do Feed, ou até a utilização de ferramentas de Realidade Aumentada para desenvolver conteúdo.

 

  1. A Inteligência Artificial e Automação no Marketing

A IA promete transformar o marketing ao automatizar tarefas de análise e execução de campanhas, promovendo dessa forma uma maior eficácia, reduzindo o trabalho manual. No entanto, com o aumento da automação dos dados vem também a necessidade de ser garantida uma abordagem ética na utilização dos mesmos.

Os profissionais de marketing terão de garantir que “os sistemas de IA são justos, transparente e respeitam a privacidade dos consumidores, equilibrando inovação com responsabilidade.”

 

  1. A evolução do conteúdo e a IA Generativa

O processo de criação de conteúdo, nos dias de hoje, está a ser redefinido pela IA Generativa, permitindo às marcas produzirem de forma rápida textos, imagens ou até mesmo vídeos. “Esta tecnologia possibilita a criação de campanhas em larga escala e em resposta rápida a novas tendências. Apesar das vantagens, a IA generativa exige dos profissionais de marketing uma função de curadoria, assegurando que o conteúdo gerado se alinha com a identidade da marca”.

 

  1. Voice Marketing

Há medida que os dispositivos de voz se tornam comuns no nosso dia-a-dia, quer seja em casa ou em locais de trabalho, o voice marketing irá afirmar-se como um canal essencial para alcançar os consumidores. Com assistentes virtuais como Alexa e Siri a ganhar cada vez mais terreno, otimizar o seu website para pesquisas de voz vai ser crucial, prevê-se que em 2025 este tipo de conteúdo será tão importante como qualquer outra estratégia de SEO.

 

  • Prepare o seu SEO para voz através:
    • Da criação de conteúdo que responda a perguntas diretas.
    • De uma linguagem mais natural e conversacional nos seus textos.
    • De snippets e foque-se nas long-tail keywords (frases mais compridas e específicas).

 

  1. Comércio Social: Comprar sem sair do Feed

Em 2025 plataformas como o Facebook, o Instagram ou o Tiktok vão passar a integrar funcionalidades de compra diretamente nos posts. O que significa que os seus produtos vão estar a um clique de distância dos seus clientes, no exato momento em que estão mais propensos a comprar.

 

  •  Como pode fazer para se destacar?
    • Crie posts e stories interativos, com botões “comprar agora” visíveis e irresistíveis!
    • Invista em “live shopping”, onde pode demonstrar os seus produtos ao vivo e vender no momento.
    • Incentive o conteúdo gerado pelos utilizadores (UGC) para aumentar a confiança dos compradores – “afinal, nada é melhor do que ver um cliente satisfeito a partilhar a sua experiência!”

 

  1. Hiperpersonalização e a experiência do cliente

Também será uma realidade em 2025, em que as marcas terão a possibilidade de ajustar ofertas, conteúdos e experiências em tempo real, de acordo com as preferências individuais de cada cliente. Graças ao “machine learning” e à IA, as marcas poderão oferecer experiências que se ajustam a cada utilizador.

Porém, esta hiperpersonalização exige que os profissionais de marketing também compreendam as expectativas dos consumidores e respeitem os seus limites de privacidade, criando uma experiência única, personalizada e segura.

 

  1. Realidade virtual e realidade aumentada

Os avanços da realidade virtual (RV) e da realidade aumentada (RA) têm aproximado o mundo real do mundo digital, abrindo portas à criatividade e à forma como as marcas interagem com o seu público, proporcionando oportunidades únicas para criarem experiências imersivas.

Esta será uma das grandes tendências do marketing para 2025. As marcas poderão utilizar este tipo de tecnologia para começarem a criar showrooms virtuais, permitindo que os clientes explorem/experimentem produtos em ambientes 3D no conforto de sua casa.