
Apagão Ibérico: Infraestruturas Digitais em Portugal passaram no Teste de Resiliência durante o apagão
No passado dia 28, um apagão elétrico com origem na rede espanhola afetou o nosso país e a vizinha Espanha, colocando à prova a resiliência da infraestrutura digital nacional. Apesar da gravidade da interrupção, que afetou aeroportos, hospitais e as telecomunicações, os data centers e a rede de internet fixa mantiveram-se operacionais, assegurando a continuidade daqueles que eram os serviços essenciais.
A PortugalDC, entidade que representa o Centro de Dados em Portugal, destaca que, embora o incidente tenha colocado os sistemas de backup sob forte pressão, os nossos operadores demonstraram uma elevada robustez e capacidade de resposta. A infraestrutura de backbone dos principais operadores resistiu sem falhas, e os dados alojados em data centers mantiveram-se protegidos e acessíveis.
As interrupções no acesso à internet e em terminais Multibanco foram provocadas sobretudo pela falta de energia elétrica nos equipamentos finais dos utilizadores – como routers ou caixas automáticas – e não a falhas das redes ou sistemas centrais. Quanto ao serviço de telemóvel, a falha no sinal, ocorreu devido ao aumento excecional de tráfego e à falha de alguns sistemas de alimentação das torres de telecomunicações.
A importância estratégias da infraestrutura digital
A PortugalDC defende que este episódio demonstra a importância estratégica da infraestrutura digital, sublinhando a necessidade de reforçar investimentos em sistemas de backup, diversificação energética, planos de contingência e da comunicação com autoridades públicas. Apesar de algumas falhas operacionais na resposta de emergência – como a logística de reabastecimento de geradores –, o setor demonstrou uma resiliência exemplar.
As investigações continuam em curso, mas as autoridades afastam, para já, a hipótese de ciberataque ou sabotagem.
Para a nossa comunidade tecnológica, este incidente veio reforçar o papel fulcral e essencial dos data centers como pilares da economia digital, e a urgência de continuar a trabalhar para uma infraestrutura mais preparada e colaborativa.
O trabalho dos nossos associados
A AETICE destaca o trabalho dos seus associados, que estiveram lado a lado com os seus clientes, durante o apagão energético. Com profissionalismo, agilidade e sistemas bem preparados, conseguiram garantir que os sistemas dos seus clientes continuavam a funcionar, mesmo perante um cenário adverso. Mais do que prestadores de serviços, os nossos associados foram verdadeiros parceiros estratégicos, assegurando que a falha energética não se transformava numa falha operacional.
Este episódio reforça, uma vez mais, a importância de investir em resiliência digital e em equipas técnicas preparadas para agir quando mais importa.
Fonte: DCD e IT.S