A tecnologia e a saúde: Tendências

A tecnologia e a saúde: Tendências

Quanto à troca de informações em saúde, as tecnologias da informação e comunicação têm um papel muito importante, pois permitem transmitir dados médicos e de pacientes.

 

Gestão e eficiência

Manter documentos em papel, por exemplo, é um hábito ultrapassado e implica custos na compra de papel e tinta e local para arquivo.

Muitos estabelecimentos de saúde têm investido na digitalização das suas informações, o que facilita a localização de arquivos.

 

Existem softwares capazes de simplificar a rotina de consultórios, clínicas e hospitais, que permitem obter uma visão ampla sobre diversas tarefas administrativas.

Muitos destes reúnem agenda, dados financeiros, stock, inventário de equipamentos médicos e outras informações cruciais para o bom funcionamento das unidades de saúde.

 

Segurança da informação

No entanto, uma vez que os documentos e outros dados se encontram digitalizados, a atenção quanto aos protocolos de segurança deve ser maior. Isto porque estes documentos contêm informações pessoais e de saúde dos pacientes, como o histórico de atendimentos.

Além de antivírus eficientes, redes wi-fi seguras e passwords fortes, muitas unidades de saúde têm vindo a implementar duplo fator de autenticação, firewall e até criptografia, a fim de garantir que apenas pessoas autorizadas visualizam os documentos.

 

Fidelização de pacientes

Os softwares podem armazenar várias informações sobre os pacientes, incluindo o seu aniversário ou as suas preferências. Estas informações podem ser utilizadas para fidelização através de um e-mail de feliz aniversário, por exemplo. Alguns sistemas disparam automaticamente e-mails, SMS e questionários de satisfação.

Desta forma, o paciente sente-se valorizado, o que aumenta as probabilidades de retorno quando precisar de uma nova consulta.

 

Continue a acompanhar os nossos artigos aqui. A AETICE está sempre a partilhar as melhores práticas sobre segurança da informação e tendências tecnológicas para diversos setores.

Se gostou deste artigo, partilhe-o!