Formação profissional nas empresas – 5 dicas de como planear
O Código de Trabalho dita que a formação profissional é vista como um direito de todos os colaboradores.
Enquadramento da formação profissional em Portugal
Em Portugal, todas as empresas devem dar 40 horas de formação contínua por ano, a pelo menos 10% dos seus colaboradores. Esta formação pode ser dada pelo empregador, uma entidade formadora certificada ou um estabelecimento de ensino reconhecido para o efeito.
Caso as horas de formação não forem asseguradas pela empresa, no prazo de 2 anos, serão convertidas em crédito de horas, para formação por iniciativa do colaborador. Posteriormente, este pode optar pela formação fora, tendo de comunicar à empresa com um mínimo de 10 dias de antecedência, por escrito.
Em caso de cessação do contrato de trabalho, o colaborador tem direito a receber o valor monetário correspondente ao crédito de horas de formação contínua, de que seja titular , até à data. As 40 horas de formação devem ser remuneradas da mesma forma que seriam se o trabalhador estivesse a trabalhar.
Até Outubro de 2019, os colaboradores tinham direito a 35 horas de formação, contudo, atualmente a lei determina as 40 horas de formação contínua por ano.
Objetivos da formação profissional
Segundo o artigo 130, do Código de Trabalho, os objetivos da formação profissional são:
- Proporcionar a qualificação inicial ao jovem que entra no mercado de trabalho e que não tenha essa qualificação;
- Certificar a formação contínua dos colaboradores da empresa;
- Promover tanto a qualificação como a reconversão profissional do colaborador em risco de desemprego;
- Fomentar a reabilitação profissional do colaborador com deficiência, em particular, daquele cuja incapacidade resulta de acidente de trabalho;
- Promover a integração social e profissional do colaborador pertencente a um grupo com particulares dificuldades de inserção
Benefícios
A formação profissional interna deve ser encarada como uma alavanca para o crescimento da sua empresa, sendo que a cultura organizacional deve promover uma aprendizagem contínua no local de trabalho.
Também deve ser vista como uma forma para aumentar a produtividade nos vários departamentos do seu negócio.
Imagine que muitos dos membros da sua equipa perdem demasiado tempo com tarefas repetitivas e demoradas, compre um software de gestão para agilizar os processos, e invista em formação profissional sobre o software para que este seja rentabilizado ao máximo.
Numa era onde a transformação digital e as novas tecnologias da informação e comunicação estão em desenvolvimento constante, uma das grandes vantagens de formar os seus colaboradores é que estes acompanhem a evolução tecnológica.
Por fim, uma empresa com uma boa estratégia formativa, e que comunique essa mesma estratégia, torna-se mais atrativa dentro do mercado.
5 dicas do que deve fazer como entidade empregadora
1. Faça um diagnóstico das necessidades dos seus colaboradores
A escolha do conteúdo da formação deve ser feita em conjunto com os colaboradores da sua empresa, e deve ser algo que apresente um benefício para os mesmos e para a empresa.
Deve identificar as áreas de formação onde é mais urgente investir, ou seja, as áreas onde sente que os seus colaboradores têm um menor desempenho, mais dificuldade ou vontade de aprender mais.
2. Recorra a avaliações de desempenho
As avaliações de desempenho feitas internamente são uma ótima fonte de informação para identificar as áreas ou funções nas quais o desempenho geral foi mais baixo, e uma das formas de contornar esses resultados é dotar as suas equipas das skills necessárias para desempenhar as mesmas “em pleno”.
3. Identifique a instrução profissional que vai dar
Escolha dar formações que possibilitem o aumento da produtividade no seu negócio, um maior conhecimento da sua área por parte dos colaboradores ou a melhoria das condições de trabalho dos mesmos.
A escolha do conteúdo e do formato deve estar relacionada com a atividade do colaborador, contudo, se pretende encontrar formações mais abrangentes, pode abordar temáticas como as novas tecnologias, os desafios das PME´s, módulos ou workshops de saúde e segurança no trabalho, ou até a iniciação a uma língua estrangeira.
4. Faça um plano anual
Faça um plano de formação anual, tendo em conta que, em cada ano, o mínimo de 10% dos seus colaboradores deve receber formação.
Neste plano deve incluir:
- O tema da formação;
- O formato no qual vai ser dada;
- A carga horária e duração;
- Quem é o responsável (entidade formadora externa ou não);
- A quem se dirige;
- Quais os objetivos que a empresa deseja alcançar com esta instrução;
- Módulos ou plano de estudos
5. Estabeleça KPI e avalie o desempenho dos seus esforços
Estabeleça indicadores de performance que quer ver atingidos com cada formação profissional proporcionada pela sua empresa.
Só assim entenderá se os colaboradores estão satisfeitos com a mesma, se foi útil e se o formato, conteúdo e carga horária foram os adequados.
Conclusão
Lembre-se que a formação profissional é vista como um direito de todos os colaboradores, e utilize-a para potencializar o seu negócio e a produtividade.